
A consultoria Accenture projeta que a adoção da inteligência artificial generativa poderá acrescentar até US$ 1 trilhão ao Produto Interno Bruto (PIB) da América Latina. O levantamento foi feito a partir de diferentes cenários de crescimento.
De acordo com as estimativas, o Brasil deverá responder por aproximadamente 40% dos ganhos totais de PIB e do valor econômico adicional gerado pela tecnologia na região, consolidando-se como o mercado mais promissor para capturar os avanços impulsionados pela IA generativa.

Fonte: Accenture (2025) – O poder transformador da IA generativa
Em outro ponto, a Accenture estima que “o uso de IA Generativa poderia impulsionar um aumento médio de produtividade de 11-17% em todos os setores, desbloqueando eficiências substanciais acelerando o crescimento econômico em uma escala sem precedentes.”
Segundo o Relatório, “a IA generativa aumenta a produtividade em todos os setores ao melhorar ou automatizar a realização de tarefas. Ao assumir atividades repetitivas e demoradas, essa tecnologia reinventa a natureza do trabalho, permitindo que os talentos se concentrem em tarefas de maior valor, como pensamento estratégico ou resolução de problemas.”