
Ontem (14/10), a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD) publicou a decisão que seleciona as empresas Metatext Inteligência Artificial Ltda, Synapse Artificial Intelligence Ltda e IA Greenworld Ltda para participarem do Projeto Piloto de Ambiente Regulatório Experimental (Sandbox) voltado à Inteligência Artificial e Proteção de Dados.
Em junho deste ano, a ANPD havia lançado o Edital nº 2/2025, que abriu as inscrições para o programa. Segundo o documento, o sandbox regulatório é um ambiente experimental supervisionado pela ANPD, onde são desenvolvidos e testados projetos de sistemas de IA. O objetivo é possibilitar “a experimentação, em ambiente controlado e sob supervisão da ANPD, de técnicas, tecnologias ou modelos de negócio inovadores que promovam a transparência algorítmica”.
A partir de agora, o projeto entrará nas fases de nivelamento (treinamento), testagem e avaliação (pela Comissão de Sandbox da ANPD).
Além de permitir a experimentação de inovações, o sandbox regulatório é uma ferramenta estratégica para a regulação da inteligência artificial. Como ainda não há consenso sobre as melhores práticas regulatórias nesse campo, o ambiente experimental possibilita à ANPD coletar experiências, avaliar riscos e definir fundamentos mais sólidos para futuras normas de regulação da IA.
Quer mais notícias sobre regulação de IA? Regulação